UM NOVO ANO PASTORAL
A paróquia é este espaço de comunhão fraterna que assume a missão única de Cristo, numa plural manifestação de talentos e carismas. Unidade de vida e unidade na corresponsabilidade. Se outrora a Igreja aparecia como única protagonista na salvação da Humanidade, hoje deve entender-se como serva de todos, colaborando com todas as realidades que o mundo lhe oferece.
A Igreja nunca poderá caminhar sozinha mas terá de entrelaçar o seu agir pastoral numa união de diálogo, de troca de dons e criando parcerias com todos os que querem construir uma Humanidade fraterna e justa.
Somos agora desafiados pela sinodalidade. A Igreja universal espera que entremos neste dinamismo de discernir juntos que rumos e caminhos a seguir ao nível da Igreja particular, dioceses e paroquias. A sinodalidade não é uma opção para a Igreja é constitutivo do seu ser e agir.
Importa, porém, intuir o que verdadeiramente deve estar em primeiro lugar para que ela se torne realidade na convivência comunitária e no discernir dos caminhos adequados para a evangelização.
Nesse sentido, sabemos que não basta ser aglutinador de projetos e acumular ideias, não decidir por maiorias, mas sim estar atento à voz do Espirito e juntos ver o que verdadeiramente podemos fazer como comunidade eclesial para proporcionar a todos uma verdadeira experiência de Deus que a todos há-de levar ao desejo do serviço comprometido, onde quer que se encontre, como discípulos missionários que vivem a alegria do Evangelho.
Para isso é preciso que nos organizemos, planeemos, proponhamos a realização de actividades que nos abram caminho para alcançarmos a meta a que nos propomos. Assim, de modo a calendarizar atempadamente o nosso próximo ano pastoral, pedimos a sua colaboração, através do preenchimento, do documento que se envia, com ideias, datas que se possam considerar e organizar para levar por diante o plano pastoral para o próximo ano.
Juntos caminhamos mais longe embora possa não ser mais depressa. Aguardamos a sua colaboração!