A DEVOÇÃO REPARADORA DOS CINCO PRIMEIROS SÁBADOS

O MMF de Fátima da Marinha Grande vem lançar um desafio a toda a comunidade, para estarem connosco e participarem no dia 4 de Outubro, sábado, pelas 18h30, na ”Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados”.

Desde, quase há uma década, com algumas pausas, que celebramos esta Devoção, anuindo assim, ao pedido de Nossa Senhora feito em Fátima, na aparição de julho de 1917, aos três pastorinhos e reiterada em 1925, em Pontevedra, Espanha, à Irmã Lúcia.

A Mensagem de Fátima não se esgota nas Aparições do Anjo de Portugal e de Nossa Senhora nos anos de 1916 e 1917, antes se completa com as Aparições em Pontevedra e Tuy, nos anos de 1925 e 1929.

Deste modo, não é possível considerar que se vive plenamente a Mensagem de Fátima, senão se viver e celebrar a “A Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados”.

Que ninguém se apresse a decidir que esta Devoção, não é para si. Nem os que a julgam meramente secundária, e, portanto, não fazendo parte integrante da Mensagem de Fátima, nem os que se julgam incapazes de a abraçarem, por se sentirem demasiado pecadores ou por acharem que apenas algumas, poucas “almas santas” é que poderão dar resposta.
A uns e a outros importa lembrar as palavras carinhosas de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, na aparição de maio e que tantas vezes nos são repetidas no Evangelho: “Não tenhais medo”.

Importa não termos medo de abrir o coração ao Amor de Deus através da procura da nossa conversão interior, da conversão dos outros e da reparação amorosa aos Corações de Jesus e Maria, pelos pecados contra eles cometidos e que os ferem e magoam.

Esta devoção reparadora é parte integrante da Mensagem de Fátima, hoje mais atual do que nunca. E é dirigida a todos, Mensageiros e não Mensageiros. A toda a comunidade. Fomos todos entregues a Maria aos pés da Cruz.

Sempre que procuramos reparar o Imaculado Coração de Maria estamos, antes de mais, a aceitar o seu amor de Mãe e a corresponder, com o nosso amor de filhos.

Reparar o Imaculado Coração de Maria é, retribuir a Nossa Senhora o seu amor de Mãe. É amá-La como Mãe. É consolá-La por todos os que não a amam e não amam o Seu Filho.

É de vital importância tomar consciência de que, o que está por trás do gesto de cumprir a Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, e o que nos é pedido verdadeiramente, é a conversão da nossa própria vida.

Não faz sentido, que durante cinco sábados, procuremos reparar o Coração Imaculado de Maria, e depois, no dia a dia da nossa vida, nada mude.

O que Nossa Senhora nos pede em cada Primeiro Sábado: confissão, comunhão, reza do terço e meditação na vida de Jesus, é afinal que procuremos aprofundar a nossa vida de cristãos, caminho único para casa do Pai. O que é querido por Nossa Senhora é o aprofundamento permanente da nossa fé.

Como, então, celebrar os Primeiros Sábados? O que nos é pedido? Porque são Cinco Sábados?

A todas estas perguntas daremos respostas, se estiverem connosco no dia 04 de Outubro pelas 18h30 horas na Igreja Paroquial.

Contamos convosco!      

Isabel Leston Bandeira    

* (in   A Grande Promessa)