Carta Pastoral: Pelo batismo somos Igreja viva e peregrina

Caríssimos diocesanos,

No seguimento da minha comunicação do passado dia 29 de setembro (cf. Prot. Nº P2023-159)

tenho o gosto de enviar o Programa Pastoral do triénio, que estamos a iniciar (2023-2026), que contém os processos, metas e objetivos de transformação da nossa Diocese, bem com a Carta Pastoral “Pelo batismo, somos Igreja viva e peregrina”, que o fundamenta.

Façamos memória agradecida e celebremos com alegria o dom do Batismo que todos nós recebemos.

Por ele, Deus Trindade Santíssima fez repousar sobre cada um/a de nós todos os “Seus sonhos” e revestiu-nos com a ternura e a misericórdia da filiação divina. A cada um/a de nós Deus Pai disse no dia do nosso Batismo: “tu és a minha filha muito amada”, tu és o meu filho muito amado” …

Na força do Espírito Santo, vivamos a Vida nova que o Filho de Deus partilhou connosco sobre a Cruz, fazendo-nos seus irmãos e convidando-nos a construir a fraternidade universal com todos os homens e mulheres de boa vontade.

Esta Carta Pastoral pretende provocar uma reflexão que nos leve, ao longo deste triénio, a ter bem presente os fundamentos do batismo e a fixar caminhos e metas que orientarão a nossa ação no caminho sinodal de conversão pessoal e pastoral, em que toda a Igreja está envolvida.

Confio à vossa oração este nosso projeto pastoral diocesano para os próximos três anos e peço a cada um vós, segundo a graça recebida, a colaboração necessária para a sua concretização.

Junto do sucessor de Pedro e ao serviço do ministério petrino, pelo qual Francisco preside na caridade à comunhão de todas as Igrejas, asseguro-vos a minha oração por todos e cada um.

Rezai vós também por mim e pelo bom êxito dos trabalhos sinodais.

Com fraterna estima no Senhor Ressuscitado,

D. José Ornelas Carvalho

Carta pastoral
Patrício Oliveira

Padre desde 2011, ao serviço da Paróquia da Marinha desde como Pároco desde 2019.

Anterior
Anterior

Próximo
Próximo

I have a dream