Jubileu dos Jovens: Portugal tem «uma das maiores delegações internacionais presentes na capital italiana»

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), informou hoje que estão mais de 11 mil e 500 jovens inscritos no Jubileu dos Jovens, e um deles vai partilhar o seu testemunho, em Roma.

“A caminho do Jubileu dos Jovens, que decorrerá de 28 de julho a 3 de agosto, em Roma, Portugal contará com 11 527 jovens inscritos, constituindo uma das maiores delegações internacionais presentes na capital italiana”, destaca o DNPJ, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pelo gabinete de comunicação da CEP.

Segundo o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, da Igreja Católica em Portugal, o “forte envolvimento da juventude portuguesa” nasceu do apelo deixado pelo Papa, no final da JMJ Lisboa 2023, no Parque Tejo; Francisco desafiou os jovens de todo o mundo a encontrarem-se em 2025, em Roma, “para um novo tempo de fé, reconciliação e esperança”, antes da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude 2027, em Seul, na Coreia do Sul.

O responsável da Santa Sé pela organização do Ano Santo, dedicado à esperança, disse que o Jubileu dos Jovens é o “momento mais esperado”, com peregrinos de 146 países; segundo o pro-prefeito do Dicastério para a Evangelização, D. Rino Fisichella, 68% são da Europa e os restantes dos outros continentes, de 28 de julho a 3 de agosto, em Roma.

‘A esperança em cada passo’, é o lema da delegação portuguesa que “deseja viver” o Jubileu dos Jovens, do Ano Santo 2025, como “uma oportunidade de renovação espiritual, compromisso social e encontro com a universalidade da Igreja”.

Foto Duarte Mourão Nunes / JMJ Lisboa 2023

O DNPJ organizou um dia para ‘Encontro dos Peregrinos Portugueses’, a partir das 09h00, de 30 de julho (quarta-feira), com Missas e a passagem pela Porta Santa, na Basílica de São Paulo Extramuros, “com a presença de sete bispos portugueses”, seguindo-se a visita às igrejas romanas que são titulares os quatro cardeais portugueses, com “momentos de oração, concertos-oração e uma exposição fotográfica”.

A abertura oficial do Jubileu dos Jovens, com a Missa, presidida pelo Papa Leão XIV, é no dia 29 de julho, às 19H00 locais (menos uma em Portugal), na Praça de São Pedro, seguem-se dois dias de ‘Diálogos com a Cidade’, com 70 eventos “nas praças de Roma”, um ‘Dia Penitencial’, na sexta-feira, 1 de agosto, no Circo Massimo.

Os momentos conclusivos do Jubileu dos Jovens, com Leão XIV, são a vigília de oração (19h00) e a Missa de envio (09h00), nos dias 2 e 3 de agosto, respetivamente, em Tor Vergata, que acolheu a Missa final da JMJ no Jubileu de 2000, sob a presidência do Papa João Paulo II.

Em Tor Vergata, os “milhares de jovens de todo o mundo”, vão ouvir um “testemunho sobre espiritualidade e oração”, de um jovem português, na tarde do sábado, 2 de agosto, à tarde, antes da vigília com o Papa.

Sete jovens portugueses, de vários pontos do país, escreveram as propostas de oração que a aplicação (app) oficial de oração do Papa, o Click To Pray, vai disponibilizar de 28 de julho a 3 de agosto, três orações por dia para rezar pelo Jubileu dos Jovens; esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Rede Mundial de Oração do Papa (Obra Pontifícia confiada aos Jesuítas que tutela o ‘Click To Pray’, que nasceu há 11 anos em Portugal) e o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

O comunicado enviado pela da Conferência Episcopal Portuguesa lembra ainda o Projeto Give Back – Ecologia Integral e Jubileu 2025, em continuidade com o “compromisso ambiental” assumido na JMJ Lisboa 2023, que consiste na plantação de 25.025 árvores, uma “forma simbólica de restituir à natureza a pegada ecológica da presença juvenil em Roma”; a primeira árvore foi plantada na inauguração do Parque Papa Francisco, em Loures.

Patrício Oliveira

Padre desde 2011, ao serviço da Paróquia da Marinha desde como Pároco desde 2019.

Anterior
Anterior

Vaticano: Jubileu dos Jovens é o «momento mais esperado» do Ano Santo 2025

Próximo
Próximo

Quantos mais clérigos têm de se suicidar?…