Mensagem episcopal de D. José Ornelas sobre a depressão Kristin

Caríssimos irmãos e irmãs de todo o território da Diocese de Leiria-Fátima, particularmente na Região Centro do País.

Dirijo-me a vós, neste momento de dor e dificuldade, marcado pela devastação causada pela depressão Kristin, com a proximidade que a nossa fé nos inspira. Em primeiro lugar, quero expressar a minha solidariedade e oração pelas vítimas mortais e suas famílias, pelos que ficaram feridos, bem como por aqueles que perderam bens, memórias e meios de vida. Todos reconhecemos o sofrimento físico, emocional e espiritual que esta situação tem causado. Não estão sozinhos neste momento.

A Diocese de Leiria-Fátima acompanha, de forma atenta, esta difícil situação, nas paróquias e organizações do território, à medida que a rede de comunicações o permite, procurando oferecer apoio concreto e presença pastoral junto das comunidades afetadas, agindo em articulação com as autoridades locais e nacionais de socorro e reparação das condições de vida das áreas atingidas.

Por parte da Diocese, toda a ajuda económica ou de bens de primeira necessidade deve ser canalizada através da Cáritas diocesana, de acordo com as indicações veiculadas nas plataformas digitais da Diocese.

Fundo de Emergênciahttps://lefa.pt/?p=74680

A nossa solidariedade estende-se também às outras dioceses que enfrentam contrariedades semelhantes. Reconhecemos o esforço e o sofrimento de todos aqueles que, nos territórios vizinhos, foram atingidos por esta devastadora situação.

Agradecemos de coração a solidária disponibilidade das organizações que, desde a primeira hora, marcam presença ao nosso lado, como corporações de bombeiros, forças de segurança e proteção civil, e outros organismos de carácter público e social que aqui acorrem, oriundos de todo o país. É um sinal muito positivo de humanidade solidária que permanecerá na nossa memória coletiva. Um particular agradecimento aos grupos de jovens e mais adultos que estão a integrar o esforço de apoio, com aqueles que estão na primeira linha de intervenção.

Em momentos como este, a esperança cristã torna-se uma luz que nos guia. Somos chamados a confiar em Deus e a fortalecer os laços de comunhão e solidariedade entre nós. Cada gesto de ajuda, cada oração, cada presença amiga contribui para a reconstrução e para o alívio do sofrimento. Nesta atitude, é-me grato partilhar aqui a mensagem especial que o Papa Leão XIV acaba de transmitir a todos os atingidos por esta calamidade. É uma página do conforto amigo que brota da comunhão que vivemos como Igreja e nos dá força e esperança.

Que a Virgem Maria, Mãe da Esperança, ampare todos os que sofrem e ilumine os corações de quem se dedica a ajudar.

D. José Ornelas Carvalho
Bispo de Leiria-Fátima

Santuário de Nossa Senhora da Encarnação (Foto: Ricardo Graça)

Mensagem do Santo Padre Leão XIV a propósito das graves consequências da passagem da depressão Kristin pelo território português

Excelentíssimo e reverendíssimo D. José Ornelas Carvalho, bispo de Leiria-Fátima, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Ao saber das graves consequências da passagem da depressão Kristin pelo território português, que deixou um cenário particularmente devastador no centro do país, o Santo Padre deseja comunicar o seu pesar pelas pessoas que perderam a vida, unindo-se espiritualmente à dor dos respetivos familiares.

Sentindo muito de perto a situação dos feridos, dos desalojados e de quem ficou seriamente afetado pelos enormes estragos dessa tempestade, Sua Santidade reza pelas autoridades nacionais e locais, bem como pelas instituições civis, militares e religiosas que se unem para os socorrer.

E com vivo reconhecimento pelo empenho das organizações eclesiais, sem esquecer a espontânea entreajuda de cada cidadão, o Papa Leão XIV suplica de Deus para todos o bálsamo da solidariedade e a luz da esperança cristã, ao conceder-lhes, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, confortante bênção apostólica.

Papa Leão XIV

Patrício Oliveira

Padre desde 2011, ao serviço da Paróquia da Marinha desde como Pároco desde 2019.

Próximo
Próximo

Domingo da Palavra de Deus a 25 de janeiro