Apresentação do Menino Jesus no Templo

Quarenta dias após o nascimento de Jesus, Maria e José foram ao Templo para fazer, conforme previa a Lei, a apresentação do Menino e a Purificação da mãe. Apesar de Maria e Jesus não precisarem de cumprir este preceito, pois Jesus é o autêntico Cordeiro de Deus que vem tirar os pecados do mundo e Maria concebeu e deu à luz virginalmente, levaram a cabo o preceito em estrita obediência à Lei de Deus.

A oferta de José e de Maria "um par de rolas ou duas pombinhas" representa a humildade e simplicidade da Sagrada Família. O espaço familiar torna-se a escola onde se aprende o amor, a solidariedade, a partilha, o serviço, o diálogo, o respeito, o cuidado e o perdão.

Simeão e Ana, cada um à sua maneira, reconhecem no menino que se apresenta no Templo, o cumprimento das promessas de Deus. Vêm nesse menino uma luz que ilumina o caminho e a vida dos homens.

A luz trazida por Jesus ao mundo é um chamado à fé e esperança. Este momento de revelação, promessa e esperança destaca a importância de reconhecer a presença divina e permitir que essa luz guie as nossas vidas.

Nesta leitura, sentimo-nos também inspirados por Simeão e Ana a sermos perseverantes na fé e a estarmos atentos aos sinais de Deus na nossa vida. Ambos viveram anos dedicados a Deus, confiando nas promessas divinas, mesmo sem saber exatamente quando elas se cumpririam. A perseverança de ambos convida-nos a refletir sobre a paciência e a confiança necessárias na nossa própria caminhada espiritual."

2º ano da Catequese da igreja Paroquial

Patrício Oliveira

Padre desde 2011, ao serviço da Paróquia da Marinha desde como Pároco desde 2019.

Anterior
Anterior

Domingo V Tempo Comum - 2025

Próximo
Próximo

Domingo III Tempo Comum - Domingo da Palavra de Deus 2025