Domingo I Advento A - 2025

No primeiro Domingo do Advento, abre-se diante de nós um Novo Ano Litúrgico (Ano A) e, com ele, a celebração do único Mistério de Cristo. Começa um novo caminho de fé: momento especial para preparar os corações, no desejo de acolher a primeira vinda de Jesus, na expectativa para a segunda vinda de Cristo.

Neste Novo Ano Litúrgico, a Igreja propõe a leitura e meditação do Evangelho de São Mateus!

O primeiro Domingo do Advento o Senhor transmite a Palavra do Evangelho de (Mt 24,3744), onde somos convidados a ficar vigilantes e atentos aos sinais: "Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do Homem..." Devemos estar preparados, numa atitude de humildade e vigilância à chegada de Cristo que Vem...

"Nos dias que precederam ao Dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento..." Este é um contexto da vida cotidiana, mas é preciso ter atenção para não ficar demasiado ocupados com os bens terrenos e olhar com satisfação só para as necessidades imediatas (a grande tentação da vida de hoje).

"Até ao dia em que Noé entrou na Arca..." Aqui Noé é apresentado como exemplo de prudência. Na sua vida cotidiana, construiu a Arca da Salvação, percebeu os sinais dos tempos pelos quais Deus se comunica com a Humanidade.

Enquanto os outros "não deram por nada, até que veio o Dilúvio, que a todos levou." Mais que um alerta, é também uma chamada de atenção aos sinais reveladores de Deus, para que não sejamos apanhados de surpresa pelo "Dilúvio".

O convite feito por Jesus é que devemos viver em estado constante de preparação para o encontro do Senhor, uma vez que ELE já Veio... não esquecendo a dimensão da Sua segunda Vinda.

6° ano da M.G.