Sagrada Família de Jesus, Maria e José

Celebramos a Festa Litúrgica da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. A Sagrada Família enfrentou dificuldades assim como acontece, muitas vezes, com as nossas famílias. Cada membro da família é diferente e com um papel importante, tal como acontece em todas as famílias. Cada um foi escolhido por Deus para uma missão, mesmo com as suas limitações. José, como homem justo e obediente, não duvidou em seguir as palavras do anjo, confiou em Deus, mesmo com medo e incertezas e guiou com fé a família nas adversidades. Maria uma rapariga inexperiente aceitou o plano que Deus tinha para ela, cuidou de Jesus envolvendo-o em pleno amor de mãe, e guardou todas as coisas no seu coração. O Menino Jesus congregava todos em si, pastores e magos, independentemente da sua condição, estatuto social ou estudos. Tal como com a Sagrada Família, Deus tem um plano para cada um de nós. Temos de acreditar, tal como José acreditou, colocar amor em tudo o que fazemos, mesmo nas tarefas rotineiras e mais maçadoras, tal como Maria, e sermos luz para o mundo, tal como o Menino.

Nos dias de hoje, as famílias enfrentam novos desafios. Como famílias cristãs, devemos ter como modelo a Sagrada Família, confiar em Deus, mesmo quando não vimos uma solução para esses desafios. Sendo a família um pilar para a nossa existência, temos de a priorizar assim como José fez com Maria e Jesus, mas também com os que estão ao nosso redor. Pensemos também no Mundo em que vivemos hoje… Hoje, tal como naquele tempo, há muitos “Rei Herodes”, há famílias que são perseguidas, que fogem da guerra, das perseguições políticas, das perseguições religiosas que têm dificuldade em encontrar um lugar onde se sintam seguras. Há crianças hoje que nascem em condições desumanas, tal como Jesus. Há quem se recuse a dar abrigo, a proteger grávidas e bebés, a acolher quem foge da perseguição e da morte, tal como muitos disseram que não tinham lugar para Maria. Felizmente hoje ainda há bons estalajadeiros, que com humildade oferecem o pouco que têm, um humilde curral. Esses são o perpetuar da luz do Menino Jesus.

 Esta semana oremos todos por aquelas famílias que se deslocam da sua terra, que fogem da guerra, das perseguições, para que elas sintam que Deus as acompanha e guia para um lugar de proteção. Para que todas as famílias percebam que graças à escuta atenta e ao coração disponível e confiante, tal como a Jesus, Maria e José, Deus conduz-nos a um lugar seguro. Tudo o que Deus prometera foi cumprido e assim será connosco, Ele nos guiará sempre.

Esta semana, oremos irmãos ao Senhor por todas, todas e todas as famílias.

Grupo do 4º ano da catequese de Casal de Malta