Solenidade do Corpo de Deus em Leiria

A cidade de Leiria acolhe, no próximo dia 19 de junho, a celebração diocesana da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, popularmente conhecida como Corpo de Deus. A celebração principal, presidida pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas, terá início às 16h00, no jardim de Santo Agostinho.

Depois da Eucaristia, os fiéis serão convidados a participar na tradicional procissão, que percorrerá algumas das principais artérias da cidade até ao adro da Sé. O cortejo seguirá pelo Largo de Infantaria 7, Rua Tenente Valadim, Largo Alexandre Herculano, Praça Goa, Damão e Diu, Largo 5 de Outubro, Largo das Forças Armadas e Rua da Vitória, terminando junto à catedral.

A procissão será solenizada pela presença das filarmónicas das Chãs, Porto de Mós, Soutocico e Vermoil, que acompanharão os fiéis com a sua música, ajudando a marcar o ritmo e a solenidade do momento.

O Serviço Diocesano de Catequese renova o convite a todas as crianças que celebraram a Primeira Comunhão neste ano pastoral, bem como aos seus pais, catequistas e párocos, para que participem nesta celebração festiva, reconhecendo e adorando a presença de Jesus Cristo na Eucaristia.

O apelo à participação é igualmente dirigido a todas as forças vivas da Diocese de Leiria-Fátima: sacerdotes, religiosos e religiosas, movimentos apostólicos, agrupamentos de escuteiros, ministros extraordinários da comunhão, acólitos, membros de comissões administrativas, conselhos pastorais e económicos, confrarias, irmandades e todos os leigos empenhados nas suas comunidades.

“Vamos fazer deste encontro uma forte experiência de Igreja, viva e peregrina”, convida o padre Armindo Janeiro, vigário-geral da Diocese. A organização sublinha ainda o desejo de que esta manifestação pública de fé seja marcada pela diversidade de expressões que revelam a riqueza e a unidade da Igreja: “Quem tem uniformes, túnicas ou bandeiras participe com elas.”

A solenidade do Corpo de Deus é uma das mais importantes festas do calendário litúrgico, celebrando a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e convocando os fiéis para o testemunho público da sua fé.

Patrício Oliveira

Padre desde 2011, ao serviço da Paróquia da Marinha desde como Pároco desde 2019.

Anterior
Anterior

Feira da Primavera da Cáritas apoia famílias em situação de vulnerabilidade

Próximo
Próximo

Apadrinhe umas Férias Felizes