Preparação para o Crisma- Paróquias Marinha Grande e Maceira

No passado dia 9 de novembro, os grupos do 10.º ano de catequese da Paróquia da Marinha Grande, do Casal de Malta e de Picassinos estiveram, juntamente com os grupos do 10º. ano da Paróquia da Maceira, num  Encontro de preparação para o Crisma, no Seminário de Leiria. Nesse dia o Seminário de Leiria tinha também e em paralelo uma atividade designada de Open Door 24, cujo objetivo era dar a conhecer o Seminário.

O encontro teve início pelas 14 horas, com uma dinâmica/ jogo quebra-gelo para que todos se pudessem conhecer. Verdadeiramente, não há nada como um jogo tradicional do Lencinho, que já existia no tempo das Aparições de Fátima e que até os três pastorinhos jogavam.

Posteriormente os crismandos foram encaminhados para as salas onde decorreram as atividades temáticas: Quem é o Espírito Santo?, Os  Dons do Espírito Santo e A Confissão.

Ao longo da tarde, naqueles corredores que nos foram destinados ouviram-se vozes e gargalhadas, e o encontro de jovens que entre eles diziam: “Tu também estás aqui?”. Houve bastante interesse e participação ativa dos jovens crismandos nas atividades propostas, tendo sido possível proporcionar a partilha de experiências entre paróquias e centros de catequese bem como de dinâmicas.

Ao final da tarde, início da noite houve um jantar partilhado bastante animado, em que estiveram presentes pais e outros membros das famílias dos crismandos. Foi um momento de descontração e sobretudo de saciar, não só a fome de conhecimento, mas também a fome de alimento.

Após este momento de convívio deu-se início na Igreja do Seminário à Vigília prevista no programa do Open Door 24 com a presença do Bispo de Leiria- Fátima, D. José Ornelas. Este momento proporcionou introspeção e sobretudo um momento de Fé em família, que tantas vezes nos é difícil de proporcionar.

 

Como catequista para mim este dia foi um misto de emoções: nervosismo, stress, felicidade, orgulho, e sobretudo carinho por todos os que estiveram presentes e proporcionaram este momento, que foi muito importante na vida destes crismandos. 

Alguns testemunhos sobre este dia:

“Sinto que o encontro de sábado foi uma experiência muito interessante, pois permitiu-me interagir com colegas, de outros lugares, que também seguem este caminho da descoberta de Deus”  (Beatriz Francisco).

 

“Para nós pais, família, a atividade de sábado foi uma agradável surpresa. É de agradecer a forma como nos sentimos envolvidos,  acolhidos num encontro destinado aos nossos filhos, desde a partilha da refeição à vigília em si, uma cerimónia singela, mas com uma riqueza enorme. À organização, envolvidos e catequista os nossos sinceros agradecimentos” (Tânia e Nuno Francisco).

“Na experiência do dia de sábado, o que mais gostei foi poder ouvir e trocar ideias sobre o que é o Espírito Santo e os seus respetivos dons. Não tenho nada a apontar de negativo, foi um momento muito especial” (Matilde Borges).

                                                                                         Gracinda Mateus

 

 

 

 

Patrício Oliveira

Padre desde 2011, ao serviço da Paróquia da Marinha desde como Pároco desde 2019.

Anterior
Anterior

“Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”

Próximo
Próximo

Criar Laços