Quinze homens admitidos ao diaconado permanente na diocese de Leiria-Fátima

A diocese de Leiria-Fátima acolhe este sábado, dia 18 de outubro, a celebração da Eucaristia de admissão de quinze homens como candidatos ao diaconado permanente. O rito é um passo formal de grande relevância, marcando o início da sua formação para este ministério ordenado.

A celebração irá decorrer na capela dos Santos Pastorinhos, no Seminário de Leiria, às 14h30, e será presidida pelo bispo D. José Ornelas. A admissão acontece após estes homens terem concluído um caminho de discernimento e terem formalizado o seu pedido ao bispo diocesano, o qual foi aceite.

Ao todo, 19 homens iniciaram o percurso de discernimento e acompanhamento feito pelo Serviço diocesano para o Diaconado Permanente. No entanto, um deles faleceu e três desistiram por motivos diversos, resultando nos 15 candidatos que serão admitidos.

Com este rito, os homens passam a ser considerados oficialmente pela Igreja diocesana candidatos ao diaconado permanente e iniciam a sua formação formal. O caminho formativo tem a duração de pelo menos três anos e engloba componentes de pastoral social, profética e litúrgica, assim como espiritualidade e experiência apostólica e pastoral. O diaconado permanente é um grau da Ordem que se carateriza pelo serviço à Palavra, à Liturgia e à Caridade.

A manhã do dia 18 de outubro será dedicada à formação, com uma sessão sobre a pastoral social, conduzida pelo Professor Eugénio da Fonseca, antigo presidente da Cáritas Portuguesa.

A Eucaristia é aberta à participação de todos os fiéis.