Seminário dinamiza Semana de Oração pelas Vocações Sacerdotais

A Diocese de Leiria-Fátima, através do Seminário Diocesano, convida todos os fiéis a unirem-se em oração, com a celebração da Semana de Oração pelas Vocações Sacerdotais, que decorre de 2 a 9 de novembro. As iniciativas previstas, enquadradas no lema pastoral deste ano, “Ser testemunha da esperança batismal”, visam mobilizar a comunidade para o discernimento e o apoio aos jovens que se preparam para o presbiterado.

As propostas centrais da Semana foram comunicadas pelo reitor do Seminário, padre Manuel Armindo Pereira Janeiro, e pretendem despertar nos mais jovens a atenção “aos sonhos que Deus tem para cada um deles”.

Iniciativas em destaque

O dia 8 de novembro concentra as atividades principais, que terão lugar na igreja paroquial de Nossa Senhora da Piedade, em Ourém:

Encontro Vocacional: Das 15h30 às 22h30, realiza-se um encontro especificamente direcionado a grupos de jovens que frequentam o nono e décimo anos de escolaridade. Esta iniciativa é um momento de reflexão e de partilha sobre o caminho vocacional.

Eucaristia e Vigília de Oração: A partir das 21h00, toda a comunidade é convidada a participar na celebração da Eucaristia e Vigília de Oração, pedindo a Deus o dom de novas e santas vocações sacerdotais. A celebração será presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas.

Peditório para o Seminário

A Semana de Oração é, também, um período dedicado à angariação de fundos para a formação dos futuros padres. Os peditórios das missas vespertinas e da Eucaristia de domingo, dia 9 de novembro, serão integralmente destinados ao Seminário Diocesano, contribuindo para a sustentabilidade da instituição.

Percursos de formação e discernimento

Também foram divulgadas informações sobre os caminhos formativos de dois jovens ligados à instituição, que testemunham a importância do acompanhamento vocacional na Diocese.

O aluno Miguel Francisco, natural do Souto da Carpalhosa, frequenta o sexto ano do Seminário Maior, em Lisboa, e mantém este ano a sua colaboração pastoral com o padre Jorge Guarda, na paróquia Nossa Senhora da Piedade e na Unidade Pastoral de Ourém.

Por outro lado, o antigo aluno do Seminário, Dani Gil, foi acolhido para uma nova etapa de discernimento depois de um ano de acompanhamento. Atualmente, está a fazer uma atualização teológica e pastoral na Universidade Católica do Porto, e a realizar um estágio pastoral com o padre Rui Acácio na Unidade Pastoral de Porto de Mós.

Pastoral vocacional contínua na Diocese

Para além da Semana de Oração pelas Vocações Sacerdotais, o Seminário dinamiza um conjunto de iniciativas ao longo do ano que mantêm viva a atenção à vocação:

— Noites de Oração, pela FOS: Mensalmente, realizam-se as Noites de Oração pela Família de Oração pelo Seminário (FOS), abertas à participação de todas as paróquias, Institutos de Vida Consagrada, Serviços e Movimentos da nossa Diocese. Estes momentos de oração têm lugar no Seminário à terceira quinta-feira de cada mês, pelas 21h00.

— Projeto Vocacional nas Escolas: Em colaboração com os Professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), o Seminário desenvolve um projeto nas escolas públicas e particulares, que neste ano pastoral se guia pelo lema “Sonhar com Deus o sonho de Deus para mim”.

— Rede de Animadores Vocacionais: Está em curso a organização de uma rede de animadores vocacionais, com base nas Unidades Pastorais, que tem como objetivos a oração pelas vocações sacerdotais, a promoção anual de um encontro vocacional e a motivação de possíveis candidatos para um acompanhamento mais próximo e personalizado.

A programação para os mais jovens inclui ainda três propostas para 2025: o encontro “Stay With Jesus” para os Acólitos da Diocese (28 e 30 de março); o retiro “Entre (tantos) silêncios” no Sábado Santo (4 de abril), destinado a jovens entre os 16 e os 30 anos; e a peregrinação “Do lava-pés ao Pentecostes”. No caminho do essencial (24 de maio), também para jovens dos 16 aos 30 anos.

O padre Manuel Armindo Pereira Janeiro aproveitou a comunicação para informar que a próxima grande data a assinalar para o Seminário é o Dia do Seminário, cuja celebração está marcada para 8 de dezembro.

Formação de seminaristas da diocese de Leiria-Fátima regista défice de 12 mil euros

O Seminário Diocesano de Leiria-Fátima registou um saldo negativo de 12.208,37 euros no ano pastoral 2024/2025 referente aos custos de formação dos seminaristas. Este défice representa um aumento de 632 por cento face ao período homólogo anterior, 2023/2024, quando o saldo negativo se situava em 1.667,79 euros.

Os dados constam do resumo das Contas do Seminário em 2024, divulgado pelo reitor, padre Manuel Armindo Pereira Janeiro, num relatório que compara o ano pastoral 2024/2025 com 2023/2024.

Despesas e receitas da formação

A despesa total com a formação dos seminaristas atingiu os 34.644,43 euros no ano pastoral 2024/2025. O aumento mais significativo das despesas verificou-se nas Mensalidades, que subiram 116 por cento, passando de 5.500,00 euros para 11.870,00 euros. Outras rubricas de despesa, como as Deslocações dos Seminaristas, subiram 25 por cento (atingindo 3.855,02 euros) e a Remuneração da Equipa Formadora aumentou 12 por cento (8.487,13 euros).

No lado da receita, o valor total angariado foi de 22.436,06 euros em 2024/2025. A principal fonte de financiamento manteve-se o Ofertório da Semana dos Seminários, que totalizou 20.647,06 euros, um crescimento de 11.38 por cento em relação aos 18.537,38 euros do ano anterior. Os donativos de Outros Benfeitores também registaram um crescimento, subindo 31.39 por cento para 1.626,00 euros.

O Seminário recordou que, face ao saldo negativo apurado, os peditórios das missas vespertinas e da Eucaristia do domingo, 9 de novembro, da Semana de Oração pelas Vocações Sacerdotais, revertem na totalidade para o Seminário.

Nota: A informação financeira refere-se aos anos pastorais 2023/2024 e 2024/2025 [http://l-f.pt/ipuK]

Comunidade da Diocese contribui com mais de 20 mil euros para o Seminário

O Ofertório da Semana dos Seminários na Diocese de Leiria-Fátima ultrapassou os 20 mil euros no ano pastoral 2024/2025, registando um crescimento de 11,38 por cento face ao período homólogo anterior. O relatório, divulgado pelo Seminário Diocesano, revela que o montante total angariado através dos peditórios ascendeu a 20.647,06 euros, mais 2.109,68 euros do que no ano anterior.

Este valor reafirma o Ofertório da Semana dos Seminários como a principal fonte de financiamento do Seminário Diocesano, sendo um contributo fundamental para fazer face aos custos de formação dos seminaristas da Diocese.

Unidades Pastorais com aumentos significativos

A análise por Unidade Pastoral e por paróquia revela variações assinaláveis na generosidade da comunidade. A Unidade Pastoral de Leiria (UP1) demonstrou uma forte contribuição, com o total da paróquia de Leiria a ascender a 1.075,23 euros, um aumento de 385,57 euros.

O concelho de Ourém também se destacou pela subida dos donativos. A paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Ourém, viu o seu contributo aumentar em 179,50 euros, totalizando 580,00 euros. Já a paróquia de Caxarias registou um dos maiores crescimentos absolutos, contribuindo com 436,81 euros, o que representa mais 231,81 euros do que no ano anterior.

Outros aumentos expressivos foram notados:

  • A paróquia da Barreira aumentou o seu ofertório em 211,01 euros, para um total de 271,43 euros.

  • A paróquia de Marrazes viu a sua contribuição subir em 177,41 euros, para um total de 587,41 euros.

  • A paróquia da Freixianda recolheu mais 118,12 euros, totalizando 631,81 euros.

Apesar do aumento global, algumas paróquias registaram uma diminuição nos valores angariados, com destaque para a paróquia da Maceira, que viu o seu ofertório descer 360,24 euros, e a paróquia de Albergaria dos Doze, que angariou menos 146,50 euros.

Nota: Os dados apresentados comparam os valores do Ofertório da Semana dos Seminários referentes aos anos pastorais 2023/2024 e 2024/2025