No domingo seguinte à Ascensão do Senhor, a Igreja festeja a Solenidade de Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, que estavam reunidos no mesmo lugar, em Jerusalém, «como um vento impetuoso, que encheu toda a casa e apareceram como que línguas de fogo que pousavam sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas conforme o Espírito Santo lhes concedia de se exprimissem». (conf Act 2, 1-4)
Pentecostes é uma palavra grega: Pentecoste, cujo significado é quinquagésimo dia; é uma solenidade celebrada no domingo, quarenta e nove dias após a Páscoa.
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, Deus com o Pai e o Filho.
O Pentecostes inicia a pregação evangélica feita pelos Apóstolos que, tendo recebido o Espírito Santo, não só vencem o medo, mas são também iluminados, inspirados, para pregarem a Boa Nova em todo o mundo.
Nasce assim a Igreja que chega até aos nossos dias.
Também hoje em dia o Espírito Santo se derrama sobre aqueles que O pedem, para serem testemunhas de Cristo em toda a sociedade.
Todo o cristão deve ser missionário no seu dia a dia, na família, no trabalho, no lazer, tendo a certeza de que o Espírito Santo lhe dará tudo o que for necessário para cumprir essa missão.
Por isso a oração diária de cada cristão deve ser sempre pedindo em primeiro lugar o Espírito Santo.
Vem Espírito Santo!